A importância de investir em Marketing Digital

Antigamente, as palavras publicidade, propaganda e marketing eram faladas e usadas entre as pessoas mais ricas. Os anúncios, publicados nos meios de comunicação da época como televisão, jornal impresso, rádio e outdoor eram uma fortuna. É claro que a maioria das pessoas não tinham como pagar o valor estipulado, e assim, somente os empresários bem sucedidos e grandes marcas conseguiam expor seus serviços e produtos, gerando muito mais lucro, porque investiam muito no marketing.

Mas as coisas mudaram, e como mudaram! Chegou uma amiga inseparável, a internet, a gigante da comunicação! Na internet todas as pessoas tem espaço para divulgarem seus serviços e produtos. Muitas ferramentas e plataformas foram criadas para prestar os serviços aos usuários, e também para concorrem entre si, já que essas plataformas não deixam de ser um serviço. Realmente as coisas mudaram, são tantas plataformas disponíveis que as pessoas até se perdem ao escolher uma que vá atender aos seus negócios, daí que entra o Marketing Digital, ajudando aos usuários a elaborarem as melhores técnicas para impulsionar seus objetivos e escolherem as ferramentas adequadas.

Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa online, através de mídias digitais, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. Os serviço e produtos disponíveis na internet não terão muitos resultados se não seguirem essas estratégias, pois postar é fácil e todo mundo pode, mas ter acessos, visualizações e resultados é preciso seguir as recomendações.

As compras online cresceram muito, aliás, não vão parar de crescer, pois as pessoas utilizam a internet por inúmeras vantagens que ela oferece, tanto para o comprador como para o vendedor. O usuário, ao fazer a compra, seja de serviços ou produtos, vai pesquisar e fechar o negócio na plataforma ou canal digital que proporciona mais confiança, e para essa plataforma passar essa segurança e disputar com muitas outras, é preciso compreender e acompanhar as mudanças diárias da internet, principalmente as estratégias.

O sucesso através do Marketing Digital  

As plataformas digitais como sites, blogs, motores de busca, e-mail e diversas mídias sociais como Facebook, Instagram e YouTube são bem utilizadas e não tem uma pessoa sequer que não tenha uma conta nessas plataformas, mesmo que para entretenimento. Os criadores de conteúdo dessas plataformas, inteligentes que são, já utilizam todas as estratégias para alcançarem seus objetivos, que é solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes, mesmo aqueles que só olham a internet por lazer, pois os produtos e serviços disponíveis na internet vão acabar enchendo os olhos dos usuários.

Sendo assim, o Marketing Digital é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais. É uma ótima maneira que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, diferenciada e no momento ideal. O Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, indústrias, universidades, escolas, igrejas, associações, ONGs, lojas, enfim, qualquer pessoa ou instituição que queira promover os seus negócios, pois o Marketing Digital aumenta a rede, fortalece a marca e realiza as melhores vendas.

O Marketing Digital proporciona um diálogo direto entre marca e usuário, o que é indispensável para a empresa ou anunciante do produto, pois é essencial ouvir os consumidores, saber o que eles mais gostam, o que pode melhorar, e é esse o segredo do sucesso, acompanhar os gostos do público-alvo e entregar o que eles procuram. Por isso, o Marketing Digital é um dos melhores meios disponíveis para calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais claras e simples de medir.

O mais legal do Marketing Digital é o alcance que os produtos e serviços têm, que podem ser no mundo inteiro. Uma marca pode ser reconhecida mundialmente, pois a internet não tem fronteiras, basta usar a plataforma certa, aquela que o público-alvo se encontra e aprimorar o site, blog, ou a plataforma de preferência, com as ferramentas disponíveis para obter mais resultados. Mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores de todas as cidades do mundo. O consumidor é que vai sair na vantagem, pois terá oportunidade de conhecer várias marcas, produtos e serviços, escolhendo o que mais lhe agradar.

O Marketing Digital e seus aliados SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

O que seriam das pessoas sem a internet? Não tem nem como imaginar, pois quase tudo é feito através dela, seja um agendamento de consulta, uma compra, uma reserva em pousada, enfim, praticamente tudo é realizado pela internet. No entanto, muitas pessoas ao publicarem seus produtos e serviços nem se dão conta que estão fazendo Marketing Digital, e felizmente, uma parte desses usuários alcança seus objetivos. Se usarem as estratégias do SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo o sucesso é duplicado, pois os conteúdos disponíveis na web são infinitos, mas só os melhores são ranqueados.

No Inbound Marketing, as empresas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos. O Marketing de Conteúdo é o processo de publicar materiais e informações relevantes e valiosas, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência. O SEO, Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, são as ações que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento das páginas e conteúdo, ajudando a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

Parece um tanto complicado tudo isso, mas não é! As agências de Marketing Digital entendem tudo do assunto, como fazer o melhor conteúdo, as melhores ferramentas para cada plataforma, enfim, elas são capazes de em poucos meses posicionar um site nos primeiros resultados do buscador mais famoso e mais usado, o Google, tendo em vista que os usuários não costumam passar da primeira página ao buscar os resultados do que precisam.

O caminho para o sucesso é simples, porém, precisa passar por cada etapa. Primeiramente escolher a plataforma para a divulgação do serviço ou produto, seja um site, blog, redes sociais etc., aquela em que o público-alvo está concentrado, por exemplo, o Instagram e Facebook são ótimas plataformas para maquiadoras, pois quase todas as mulheres possuem esse aplicativo que é usado diariamente. Em segundo lugar, fazer um conteúdo relevante, com todas as informações possíveis com as palavras-chave bem posicionadas e ter uma relação próxima com o usuário, ouvindo seus comentários e dando respostas satisfatórias. E terceiro lugar usar as estratégias do SEO, que deixa o site e demais plataformas, de maneira orgânica, nas primeiras páginas do Google e outros buscadores.  Tudo isso vai deixar todos satisfeitos, tanto quem pesquisa como quem produz.

Caso esse assunto despertou interesse em contratar o serviço de Marketing Digital , entre em contato com a Publinet ou chame agora no Whatsapp.