A importância do blog no marketing digital

importância do blog

A sua empresa já possui um blog? Caso a resposta seja “não”, é interessante pensar nesse assunto. Entender o papel do blog nas estratégias de marketing digital é de suma importância para atrair um trafego bem segmentado e totalmente gratuito. A criação de um blog é o primordial das estratégias de marketing digital de uma empresa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você entender a grande importância que um blog pode ter em todas as suas estratégias de marketing digital.

Conteúdo de qualidade

Um blog que produz um conteúdo de qualidade recebe diversos links, recebe uma autoridade diante do Google, de maneira orgânica e auxilia a empresa a ter um bom posicionamento com as palavras-chave que estão relacionadas ao negócio. Outra vantagem é aparecer muito bem diante das mídias sociais, pois é nelas que as pessoas fazem o compartilhamento de conteúdos que lhes interessam. Com isso, você se torna uma referência nos assuntos que você está falando.

Conversões através do blog

Além de conseguir atrair um grande número de visitantes, na parte de cima do chamado “Funil de Vendas”, um blog também consegue afetar, de maneira positiva, as conversões que se concentram no meio desse funil. Toda vez que um assinante (ou um Lead) lê o que você posta, sua credibilidade cresce, juntamente com o desejo e a sensação de segurança sobre seus serviços e produtos. Ou seja, isso ajuda a aumentar a quantidade de novos clientes e a reduzir o custo de todo o processo de venda.

Domínio do blog

O fundamental é que o blog de sua empresa seja criado em uma subpasta (Ex.: empresa.com.br/blog) ou em um subdomínio (Ex.: blog.empresa.com.br) do site principal da empresa, pois, dessa maneira, quando o blog receber um link de outro site, todo o domínio se fortalece, ganhando, assim, mais credibilidade com o Google. Atente-se também para o que for valer a pena inserir na hora de organizar o layout, isto é, pensar em opções como: acompanhar novos posts, dividir as categorias, opção de pesquisa, e entre outros, são muito recomendadas.

Avaliar sua persona

Antes de você começar a produzir o material a ser postado, é preciso que você faça uma avaliação do perfil médio de seus clientes. Procure analisar o público alvo da empresa e crie um tipo de personagem que o possa representar. Isso deve servir, então, como uma orientação na hora de produzir o conteúdo.

Para começar…

Para começar, escreva um post manifesto. Esse post deve indicar, em primeiro lugar, quais são as principais ideias quanto ao mercado nas quais a sua empresa mais acredita. Esse post serve, também, como uma breve apresentação aos leitores, informando qual será o assunto, os temas que serão abordados e o que eles podem esperar.

Periodicidade

O importante é que você tenha consciência de que o blog é uma atividade que exige uma continuidade. Fazer a gestão do blog, acima de tudo, é um aprendizado essencial. Por isso, é aconselhado que você crie um calendário de postagens, para que haja uma orientação de todo o seu processo de produção de conteúdo. Isso evita que você se perca entre uma atualização e outra, ajudando a manter a frequência de atualização, pois blogs que são atualizados constantemente crescem muito em SEO.

E então, você entendeu nossas dicas sobre blog e como elas podem ser essenciais para o crescimento da sua empresa?

Publinet é uma agência de marketing digital, com mais de 10 anos de experiência no mundo digital, e mais de 300 clientes, com foco total em posicionamento no Google, gestão de redes sociais, criação de sites, links patrocinados, e-mail marketing, etc.

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