A importância do marketing digital para as indústrias

Não tem jeito, quem não acompanhar a internet vai ficar para trás! As pessoas ao navegarem na internet nem se dão conta que a maioria das coisas são feitas através do marketing digital. Sites, blogs, e-mail, vídeos são plataformas de divulgações, e o marketing digital trabalha com as melhores estratégias dentro de cada plataforma. Hoje em dia as pessoas estão fazendo tudo pelo celular, principalmente para comprar e vender produtos, negócios e serviços.

A indústria sempre teve um forte poder econômico, de distribuição e de fabricação. Ao pensarmos em uma indústria, imaginamos aquela imensidão, um espaço cheio de maquinários, tecnologias de ponta, algo enorme diante da nossa imaginação, a não ser para quem trabalha lá. A indústria fornece praticamente tudo para o nosso consumo. O marketing digital é essa ponte entre indústrias e consumidores, favorecendo mais o crescimento da indústria e facilitando para os consumidores, por isso que combina sim marketing digital com indústria.

Blog, a melhor comunicação entre indústrias e consumidores

Quem nunca teve curiosidade em saber como é uma grande indústria? Deve ser encantador ver a matéria-prima se transformar em peças, acompanhar os seus processos, saber como é o trabalho que as pessoas realizam, como as produtos são levados para as empresas. São detalhes que fazem toda a diferença, pois levar informações para todos os públicos, seja empresas, outras indústrias, aumenta as chances de vendas e grandes parcerias, além de ensinar as pessoas que tem interesse em aprender.

O blog tem exatamente essa função, informar de maneira leve e compreensível, contando com vídeos, curiosidades e dicas valiosas para as pequenas, médias e grandes indústrias. E vamos considerar, como é bom a gente aprender coisas que são limitadas a um número de pessoas. O marketing digital sabe fazer direitinho essa função, estreitar as relações entre o público, marcas e as indústrias.

A indústria também pode vender pela internet

Ah mas será que a indústria vende pela internet? Quem estiver pensando que a internet é boa para vendas somente de lojas, comércios está bem enganado. A indústria é um mundo gigantesco e com certeza não ia ficar de fora da internet. O legal é que o marketing digital tem exatamente essa função, fazer a performance da indústria, colaborando no crescimento, deixando o que é bom melhor ainda.

As vendas on-line está crescendo muito, praticamente tudo está sendo feito através da internet. A comodidade que a pessoa tem de pesquisar, comparar, reservar e comprar através de sites e mídias sociais não tem comparação, e graças a essas praticidades, indústrias, empresas, comércios aumentam suas vendas e satisfazem os consumidores, que a cada dia estão mais exigentes. A indústria, servindo seus produtos para comercialização, também se favorece do marketing digital, atingindo o seu público-alvo com as melhores estratégias e aumentando o seu lucro.

A marca da indústria nos meios de comunicação

Não é encantador ter o site da sua indústria na primeira página do Google? O marketing digital proporciona isso e muito mais. Antes da internet, as propagandas eram feitas através da televisão, rádio, jornal, outdoor e custavam uma fortuna, só indústrias e empresas de grandes portes tinham essa chance de divulgar seus produtos e negócios. O marketing digital aproxima o público com a marca, e os meios são vários como o Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, sites personalizados, blog, enfim, existem várias plataformas para a indústria fazer a propaganda, de modo fácil e barato, tendo ótimos alcances.   

Sem contar que hoje a propagada está com muita força na internet, pois as propagandas de TV além de serem muito caras, não estão sendo mais tão assistidas assim, vai falar que você não aproveita o comercial para fazer alguma outra coisa? Sem contar que muitas vezes as pessoas estão de frente da televisão mas olhando o celular, e é ai que a pessoa tem a oportunidade de descobrir, pesquisar e interagir com a marca, portanto vale muito a pena as indústrias investirem no marketing digital.

A importante comunicação entre consumidores e indústrias

Você não acha legal aquela marca, produto saber da sua opinião? Ou saber se os consumidores estão satisfeitos com os seus serviços? A internet é uma via de mão dupla, e essa troca de informação entre indústria e consumidor é perfeita para o resultado final do produto, ou seja, a partir dessa interatividade, a indústria tem a oportunidade de melhorar sempre, pois ouvir quem realmente faz uso de seus produtos é de grande valor.

Essa interação é tão importante porque o consumidor se sente preenchido, teve a atenção que merecia e com isso passa a indicar e compartilhar os produtos da indústria. A divulgação é tão valiosa para qualquer crescimento empresarial, para qualquer serviço prestado, pois na internet cabe todo mundo, e ela é livre para qualquer pessoa oferecer o seu serviço. Por isso, toda indústria precisa ter um meio de comunicação com os consumidores, o que o marketing digital faz direitinho.

Como a indústria pode aproveitar das redes sociais

Já sabemos que existem várias plataformas de interação e vamos mostrar como a indústria pode se beneficiar de cada uma delas. A começar pelo site, que é o endereço eletrônico que aumenta a credibilidade do negócio e direciona a pessoa para um canal onde ela possa solicitar os produtos e serviços, e tirar as principais dúvidas, para assim adquirir o que precisa. Um canal no YouTube é muito bacana, já que ele é plataforma de vídeo mais utilizado aqui no Brasil, e fazer vídeos institucionais muitas vezes chamam mais a atenção do que longos textos.

Uma dica é a indústria focar em uma rede social e trabalhar bem em cima dela, do que fazer várias e não preencher de conteúdos relevantes. O primeiro passo é encontrar a rede social certa, aquela que o público-alvo mais usa. O segundo passo é criar um perfil bem elaborado, se atentando com os tamanhos de post e imagens. As redes sociais tem a função de mostrar detalhes que os outros meios de comunicação não mostram, por isso que a comunicação, influência e diálogo se fazem tão presentes nas redes, promovendo ações e conteúdo.

O monitoramento das redes sociais é mais importante do que a criação de uma campanha. O monitoramento também é fundamental para identificar tendências e mapear tudo o que está fazendo sucesso nas redes sociais. A indústria pode contar com os serviços de uma agência de marketing digital, deixando nas mãos de quem entende tudo de criação, monitoramento e divulgação.

Gatilhos que o marketing digital usa para atrair o público-alvo

Ah, mas aquela indústria já é muito conhecida, não precisa de tanta divulgação assim. Precisa sim! Não existe limite para o crescimento, basta analisar a frase “o que não é visto, não é lembrado”. A indústria precisa aproveitar as oportunidades que a internet oferece, não importa o tamanho, o seguimento, sempre tem alguém interessado em saber mais.

As agências de marketing digital são bem preparadas para cuidar da parte de criação e comunicação, fazendo a ponte perfeita entre consumidores e indústrias. As agências tem os meios perfeitos para conquistar e fidelizar os consumidores além de conseguir tráfegos e acessos. Através de pesquisas, estudos, entrevistas, análises apuradas e recorrentes, a agência conhece bem os hábitos do público-alvo da indústria respondendo bem às campanhas.

As palavras precisam transmitir muita confiança, e alguns gatilhos, ou frases ótimas para serem utilizadas são: “recebi muitos e-mails de pessoas que estão mudando os hábitos após ter adquirido os nossos produtos”, “mais de 5 mil pessoas impactadas com os resultados alcançados em poucos meses”, “muita gente tem procurado pelo nossos serviços”.

Os tipos de blogs que a indústria pode ter

Vamos falar mais um pouquinho de blog? Por ser um texto gostoso de ler, as pessoas geralmente leem do início ao fim, por isso, a importância das indústrias em aproveitar ao máximo esse recurso. O blog posts tem dois formatos, em ambos a indústria pode incrementar imagens, vídeos, infográficos, entrevistas com profissionais da área, enfim, o blog é um conteúdo perfeito.

O blog com conteúdo Evergreen é aquele que a publicação independe do momento e permanece útil com o passar do tempo. O conteúdo é educativo e mostra ao leitor como solucionar um problema. O blog com conteúdo noticioso está relacionado a determinado momento e se torna fato histórico com o passar do tempo. O conteúdo é informar o leitor sobre algum evento em um momento específico.

A indústria vista no país todo

No Brasil existem muitas indústrias, até do que nem imaginamos. A divulgação é essencial para o crescimento delas e também para as pessoas conhecerem produtos que podem solucionar seus problemas. Um exemplo disso é a distância, pois uma indústria que fabrica peças no estado de Pernambuco pode disponibilizar essa mesma peça que uma empresa no Paraná precisa. O marketing digital faz essa comunicação em segundos, basta a empresa pesquisar através da internet essa preciosa peça.

Com toda certeza o marketing digital vem transformando a economia do país, a facilidade e clareza com que as coisas são expostas é impressionante, fazendo com que mais indústrias se mostrem aos seus fornecedores, exportadores, consumidores e até para os concorrentes. Volto a repetir, quem não se adequar a essa estratégia vai perder lucros, mercadorias e a credibilidade.

O velho e bom e-mail

O e-mail é um correio eletrônico, uma das primeiras plataformas digitais para trocar mensagens. A quem diga que ele está ultrapassado com tantas outras plataformas disponíveis, por exemplo o Whatsapp. Não existem dúvidas de que todas essas outras plataforma colaboram, e muito! Mas o e-mail nunca vai deixar aquela comunicação bilateral, cheia de formalidades.

E-mail marketing é o processo de enviar mensagens com fins comercias para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet. Fortalecimento da marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes são os métodos do e-mail marketing, basta escolher um bom software para gerir as suas listas, criar uma oferta incrível, como uma newsletter e descontos. A agência de marketing digital também é especialista em criar e-mail marketing, pois desenvolve uma voz para a indústria e cria mensagens conforme o público-alvo.  

Por que toda indústria precisa se aderir ao marketing digital

Já vimos como a internet abriu muitas portas para favorecer a comercialização de produtos e serviços, e claro com a ajuda do marketing digital. O novo marketing por assim dizer, é a continuação do velho marketing, que foi ganhado uma nova roupagem com a chegada da internet, mas eles sempre vão andar juntos. O marketing digital se atenta muito a opinião pública de maneira mais direta, aceitando opiniões. Já o marketing tradicional deixa que as marcas falem por si, ouvindo a opinião do público através de pesquisas e canais de atendimento como o SAC. Os dois são ótimos, mas nada se compara com aquela comunicação on-line.

As campanhas do marketing tradicional são de longo prazo, durando meses. O marketing digital oferece muita agilidade, algumas campanhas duram somente algumas horas, mas claro, a indústria que vai escolher e aceitar as boas sugestões das agências de marketing. O alcance então nem se fala! São tantas as maneiras de atingir o público-alvo ou até mesmo outro público, o que importa é a informação, esta que todos tem o direito de conhecer.

A internet é tão favorável que até a linguagem é mais maleável, pois a indústria não precisa seguir regras para fazer um texto ou vídeo, pode usar expressões do cotidiano, enfim, pode usar palavras que as pessoas compreendam bem, o que facilita muito o entendimento e a aproximação. A consulta de sites, blogs, e-mails, redes sociais a qualquer hora do dia é outra vantagem do marketing digital.

O marketing digital veio pra ficar, crescendo a cada dia, pois a pessoa só em ter uma página no Facebook ou Instagram já está fazendo o seu marketing, apresentando seus atributos e conversação direta com seus amigos e público. O marketing precisou adaptar as suas características e as empresas que ficarem nos conceitos antigos não vão evoluir, é preciso acompanhar as mudanças e se adaptar a elas, explorando tudo que o mundo do marketing digital tem pra oferecer como estratégias de vendas, comunicação e desenvolvimento total de um negócio. Então, vamos levantar a sua indústria?