Como funciona o SEO para as pequenas empresas?

Não existe pequena empresa, existe empresa que não é vista na internet. A aptidão de um empreendedor está dentro dele, e o ambiente em que ele desenvolve a sua capacidade intelectual é só um detalhe. As empresas são classificadas por pequenas devido a sua infraestrutura não ser muito grande, pelo pequeno número de funcionários, ou pelo faturamento não ser tão alto se comparado com os das grandes empresas. Isso não significa que a pequena empresa não ofereça um serviço de qualidade, ela pode oferecer muito mais, pois a competência está dentro de cada um.

O SEO para pequenas empresas impulsiona o sucesso delas, pois o que é bom não pode ficar desconhecido. As pequenas empresas precisam divulgar as suas competências, oferecer seus serviços de qualidade e provar que estão preparadas e qualificadas para as exigências dos atuais e futuros clientes. O melhor aliado para as pequenas empresas na internet é o SEO, pois ele vai proporcionar que o site dessa empresa fique na primeira página do Google ou de outros buscadores, passando confiança e credibilidade na mesma página que as grandes empresas.

Qual a melhor estratégia para a pequena empresa ficar na primeira página do Google? 

“A minha empresa é muito pequena, ainda não tenho tantos recursos e nem páreo para brigar com aquela empresa gigante”, esses costumam ser comentários de empreendedores que estão começando ou de quem não se atentou que a internet está aí para provar que esses conceitos não existem mais. A internet é livre, todas as pessoas têm espaço para fazer as divulgações dos seus serviços e produtos, só precisam saber o jeito certo, porque na internet o requisito para o páreo é totalmente diferente.

Para o site, blog, loja virtual, página na web ficar entre as primeiras posições no Google, é preciso alguns detalhes, além do conteúdo relevante. Um site bem posicionado traz muitas vantagens, como inúmeras visualizações que propagam o produto e serviço, aliás, quem é que não gosta de ter a sua resposta atendida na primeira página do Google? Ou ter o blog da sua pequena empresa em destaque, aparecendo na primeira página e atraindo mais clientes? Isso é incrível e possível, basta se aliar nas estratégias do SEO, o companheiro infalível dos sites.   

O SEO, Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca é o processo de otimização de sites e conteúdo para que os motores de buscas tenham preferência por sua página, colocando-as no topo dos resultados para as pesquisas. O SEO nada mais é que um conjunto de técnicas de aprimoramento para sites, blogs e páginas na web, visando alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade. 

O conteúdo precisa ser de qualidade, disponibilizando as respostas mais completas e satisfatórias possíveis para os usuários que procuram por informações através de motores de busca como o Google. Tudo isso é feito de maneira orgânica, ou seja, tudo gratuito, por isso que o usuário ou empreendedor só precisa focar nas estratégias do SEO para se dar bem com a pequena empresa, destacando seu site entre os quatro resultados mais bem posicionados.

O SEO garante todo o sucesso que a pequena empresa precisa, pois ele sabe tudo o que é preciso para a página ficar com o conteúdo relevante e ter o privilégio, através de um trabalho bem feito, alcançar a primeira página do Google. Se a empresa seguir fielmente as estratégias do SEO ela fica mais conhecida, ganha autoridade no mercado, recebe mais visitas na página, aumenta o número de clientes e lucros. As empresas que não possuem uma equipe de marketing ou ainda tem dúvidas quanto ao posicionamento, é aconselhável contratar os serviços de uma agência de marketing digital com os melhores especialistas em SEO.

A palavra-chave abrindo todos os caminhos

A internet realmente mudou muita coisa nesses últimos anos. A curiosidade pode ser desfeita em segundos, praticamente tudo o que buscamos encontramos na internet, seja uma receita, produtos, pesquisas científicas, endereços, basta pesquisar no celular. O Google é o motor de busca mais citado porque ele é o buscador mais utilizado no mundo, com mais de 90% dos usuários dando preferência a ele. Existem outros buscadores como Yahoo, Bing, Baidu que utilizam as estratégias do SEO para favorecer as pequenas empresas e demais tamanhos.

O dono da pequena empresa ao criar o site precisa se basear no rankeamento do Google. Um ponto importante é analisar como o produto ou serviço vai chegar até o comprador, e para isso deve se pensar como é a conversa entre ambos. Por que o usuário quer ir atrás de tal produto? Qual o melhor local que o cliente vai encontrar o que precisa? Quais são os benefícios que aquela marca proporciona para as pessoas? As palavras usadas nessa conversação vem espontaneamente e aí sim essas expressões em comum vão se tornar palavras-chaves.

A concorrência sempre foi grande e vai existir a todo momento. Mas vale ressaltar que há espaço para todos, por mais que o produto seja parecido, ele jamais vai ser igual. Então, mesmo diante de tanta concorrência, o empreendedor também tem lugar para ofertar o melhor produto ou serviço prestado, pois as qualidades são inúmeras, e as pequenas empresas não podem e nem devem ficar de fora do ambiente online. Todas as pessoas têm o seu espaço, basta seguir as estratégias do SEO e alavancar a pequena empresa, agradando e satisfazendo aos clientes.

A visibilidade acompanhada da confiança

Não é qualquer site que vai aparecer na primeira página do Google, embora esse seja o sonho de toda empresa. É na internet que a maioria das pessoas querem mostrar os seus produtos, serviços, sua arte, enfim, na internet você pode publicar o que quiser. Mas o Google, que é uma empresa multinacional de serviços online e software, tem seus requisitos e meios de segurança, só postando nas primeiras páginas algo de extrema confiança, seja de pequena, média ou grande empresa.

O usuário ao digitar o que ele precisa no motor de busca, as milhares de respostas vêm em milissegundos, mas só as das primeiras páginas passam credibilidade, pois para esse conteúdo estar ali bem posicionado, precisou passar por um longo processo no Google, que são conhecidos como rastreamento, indexação e rankeamento. As pequenas empresas sabendo disso, ficam nas primeiras posições do Google facilmente.

O rastreamento é feito por robôs, que no caso do Google são os Googlebot, que seguem os caminhos que os links apontam em busca de novas páginas e atualizações, eles usam os algoritmos para definir a priorização e a frequência de indexação das páginas. Novos sites, alterações e exclusões são detectados e atualizados durante o processo, que se inicia com as URLs. 

A indexação é feita logo após o rastreamento, as páginas rastreadas vão para o índice do buscador, que funciona como uma grande biblioteca de conteúdo da web. As informações indexadas, ou seja, informações organizadas em índices são: o conteúdo da página, a data da publicação, o título, a descrição, os dados estruturados, o carregamento das páginas e as principais palavras-chave, tudo organizado de acordo com as informações coletadas no rastreamento.

O rankeamento define a ordem que o conteúdo da web é exibido, e o resultado mais relevante aparece no índice do Google determinado por mais de 200 fatores de rankeamento que compõem o algoritmo de buscas. A palavra-chave é muito importante nesse momento de busca, pois o Google rapidamente investiga o seu índice a procura das páginas que correspondam com aqueles termos para assim responder as dúvidas. Os robôs não param e estão sempre funcionando para encontrar e organizar os conteúdos da web.

A pequena empresa para dar um grande salto e otimizar o site, blog ou loja virtual precisa das estratégias do SEO para aumentar o tráfego orgânico, gerar mais leads, fazer mais vendas, reduzir o custo de aquisição de clientes, educar o mercado e aumentar a autoridade da marca.

As principais ferramentas do SEO para as pequenas empresas

Toda empresa para montar um site, blog, loja virtual precisa de planejamento, e o ponto principal é conhecer bem o seu público-alvo, quais são as suas necessidades e o principal objetivo a ser alcançado.  Para não ter erro, basta fazer essas perguntas: “para quem a sua estratégia se destina?”, “com quem a sua empresa precisa se comunicar?” ou “quem o seu estabelecimento quer atrair?”.

A pequena empresa que pretende ficar bem vista na internet e na primeira página do Google precisa utilizar as ferramentas básicas que são o Google Analytics e o Google Search Console, umas das principais na estratégia de SEO. Elas são ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google que ajudam a fazer um diagnóstico da situação atual, fundamentar o planejamento, fazer as primeiras otimizações e começar a acompanhar os impactos de cada ação.

O Google Analytics é essencial para o SEO, pois é uma ferramenta de análise de dados bastante usada, que disponibiliza uma infinidade de recursos para avaliar o desempenho de estratégias digitais. As pequenas empresas são beneficiadas utilizando o Analytics, assim, conhecem melhor seu público para construir a persona, identificam quais são as páginas mais visitadas e com melhor desempenho, monitoram os números de tráfego orgânico, identificam quais os canais que mais geram movimentação, entendem o engajamento (taxa de rejeição, páginas por visitas, duração da sessão, e monitora as conversões geradas pela estratégia de SEO).

Se a pequena empresa quer receber relatórios valiosos para o SEO, é indispensável o uso da ferramenta Google Search Console, que facilita a comunicação entre o site e o Google. Essa ferramenta é perfeita para fazer diagnósticos e direcionar demandas mais complexas para profissionais especializados. Por ser uma ferramenta mais técnica, é a principal fonte para identificar as consultas que levam tráfego para as páginas e a taxa de cliques das suas principais palavras-chaves, também sabe se existem problemas com a indexação do site, percebe se o site foi hackeado ou personalizado pelo Google.

O Google tem se esforçado para entregar resultados característicos, portanto vale a pena a pequena empresa investir nas estratégias do SEO, nem que para isso contrate uma boa agência de marketing digital, com especialistas que sabem como ninguém promover a sua pequena, média ou grande empresa. Uma coisa é certa, se a empresa não fizer o site, blog ou loja virtual corre sérios riscos de ficar para trás.

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