Como o WhatsApp pode ajudar a sua empresa?

Como o WhatsApp pode ajudar a sua empresa?

Atualmente, é impossível falar em comunicação na internet sem falar do WhatsApp. Comprado no ano de 2014 pelo Facebook, no valor de 22 bilhões de dólares, o aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para celulares não veio somente para ficar, mas para fazer uma revolução na forma como a gente se relaciona e compartilha os mais diversos tipos de conteúdos. Hoje em dia, são mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, trocando muitas e muitas mensagens, diariamente.

Com números que são tão expressivos, já estava na hora de inseri-lo nas estratégicas mercadológicas do mundo dos negócios. É justamente desse movimento tão recente que iremos tratar aqui: o chamado WhatsApp Marketing.

Versatilidade como um diferencial

Uma das maiores vantagens do WhatsApp Marketing é a sua versatilidade quando se fala no conteúdo que será trabalhado. Algumas iniciativas como enviar mensagens de texto, imagens e vídeos já são táticas adotadas por muitas marcas.

Planejar e moderar

Bem como acontece em qualquer outro canal de mídia na internet, o uso do WhatsApp como uma ferramenta de marketing deve ser algo muito bem planejado. De outra maneira, fica muito fácil acabar caindo na vala comum de mensagens enviadas sem qualquer tipo de filtro, o que gera e dispersão e a irritação dos usuários.

Outra questão que é fundamental para o WhatsApp Marketing é quanto a moderação do envio de conteúdos. É preciso que se dose o volume de mensagens para não parecer algo invasivo. Da mesma maneira como o e-mail marketing sofreu bastante por conta do excesso de mensagens enviadas, no WhatsApp Marketing já é possível ver algumas marcas praticando o famoso Spam. Isso, com toda a certeza, é muito perigoso, já que pode acabar descredenciando o aplicativo como uma ferramenta mercadológica.

Então, procure se manter sensível a linha tênue que faz a separação entre a comunicação e a intromissão nesse tipo de canal, que, afinal, é tão agressivo e tão imediato. Por exemplo: se logo nos primeiros momentos de campanha, você começar a sentir níveis de rejeição, pare e reveja todo o processo.

Utilizar o WhatsApp para complementar estratégias

Na hora de fazer o planejamento, por outro lado, é preciso definir uma linha de atuação. E a prática tem mostrado uma forma bastante eficaz de fazer o WhatsApp Marketing, que é a de alinhá-lo a outros canais da internet, como o Twitter, o Facebook, Blog e até o e-mail. Seja na divulgação ou no atendimento, é fundamental que você saiba que o Whatsapp dificilmente algum desses canais. Ele é, somente, um canal a mais.

Entretanto, o aplicativo não pode ser usado apenas como mais uma maneira de se chegar ao cliente. Porém, ele se apresenta como um fácil, barato e rápido instrumento de se colocar a disposição de todo o público. Tudo dependerá de seu planejamento, verdadeiramente, e na inovadora forma de como você irá aplicar o WhatsApp Marketing em suas estratégias de empresa.

Usar e abusar como uma ferramenta de feedback

Em conclusão, uma das ações de WhatsApp Marketing que tem sido feita com bastante êxito por empresas é utilizar o aplicativo como uma ferramenta para feedback. É correto, portanto, afirmar que estas ferramentas já existam aos montes em outros canais de comunicação. Mas o WhatsApp, por ser um aplicativo de mensagens instantâneas, funciona como o canal que é mais rápido, barato e prático.

Então, você entendeu a importância que o WhatsApp tem, e o que ele pode trazer e contribuir para o crescimento da sua empresa no mundo digital? A Publinet Marketing Digital é uma agência de marketing digital, com mais de 10 anos de experiência no mercado digital, e mais de 300 clientes.

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