Entenda o que é marketing industrial

marketing industrial

O setor industrial representa cerca de 12% do PIB nacional. Por ter a maior participação na economia global, a indústria enfrenta desafios para continuar crescendo. Porém, ao mesmo tempo, consegue se adequar às estratégias de inovação que são propostas pelos constantes avanços tecnológicos. Por conta disso, é de grande importância que os donos de indústria entendam que o marketing industrial é um processo intenso de pesquisas, análises e testes para encontrar as estratégias mais eficientes para a marca.

Mas o que é marketing industrial?

Basicamente, o marketing industrial é um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o relacionamento e geração de demanda na indústria. Em termos gerais, o marketing industrial é composto pelo desenvolvimento de estratégias que valorizem a marca e os serviços prestados (como criação e otimização de sites, identidade visual e divulgação de produtos e serviços), e de ações para gerar demanda para esses produtos e serviços (participação em eventos, criação de conteúdo para sites e blogs, uso das redes sociais para construir relacionamentos com clientes e potenciais clientes, etc.).

O objetivo do marketing industrial é proporcionar ações inteligentes para gerar resultados, agregar valor para o que a indústria oferece e visar a venda e a conquista de boas posições no mercado em que atual. Tudo isso é proposto de acordo com o perfil da indústria e seus objetivos. Afinal de contas, uma indústria que quer construir sua marca necessita de estratégias diferentes daquela que quer impulsionar o seu crescimento.

Nos mercados B2B e B2C, o marketing apresenta a mesma essência, ou seja, promover uma marca, atrair e fidelizar clientes. Porém, com públicos e segmentos diferentes, o marketing industrial precisa estar munido de diferentes estratégias para gerar leads, branding e experiência dos clientes. E, para isso, o ambiente digital é um importante caminho para compor grandes investimentos nas indústrias, pois, com a criação de estratégias de marketing de conteúdo, com presença digital e um constante relacionamento com o público, fica mais fácil potencializar a consciência de marca (brand-awareness), o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o índice de leads qualificados.

Por que investir em marketing industrial?

Nas indústrias, o grande diferencial está na forma como a gestão é planejada. Sendo assim, quando há uma preocupação a longo prazo com a imagem da organização, é natural que os processos se atualizem, e o marketing ganhe o seu espaço nesses momentos. Por sua vez, pensar em marketing industrial significa entender que suas bases estão sustentadas nos mesmos princípios do marketing como um todo, que apresenta estratégias on e off-line, ou seja, com um total planejamento (all-line).

Então, além de visar a construção de um relacionamento efetivo com clientes e potenciais clientes, o marketing industrial serve, também, como uma forma de promover o seu negócio. Com isso, é possível trabalhar com o foco direcionado à indústria e às suas expectativas. Por conta disso, há 4 motivos essenciais e que justificam o seu investimento em marketing industrial. São eles:

  1. O marketing industrial ajuda a construir e fidelizar relacionamentos, pois concentra seus esforços para oferecer soluções compatíveis às necessidades dos clientes;
  2. Ele garante um ROI (Retorno sobre o Investimento) elevado para a sua empresa, uma vez que define métricas assertivas;
  3. Traz diversos conceitos do marketing digital em seus planejamentos, uma vez que sofistica e otimiza as estratégias de marketing nas indústrias;
  4. E, por fim, ele potencializa o alcance da sua marca, personalizando as ações de comunicação da empresa, contribuindo no entendimento sobre como se relacionar com cada cliente;

Quais são as vantagens do marketing industrial?

O setor industrial é famoso por suas complexidades, que envolvem mais exigências de compra, além de muito dinheiro. É nesse ponto que o marketing industrial entra em ação, pois atrai o público e facilita todo o processo. Para isso, o planejamento estratégico é fundamental, pois permite traçar exatamente o que se desejo e como alcançar esse objetivo.

Dessa forma, além de garantir que os resultados possam ser alcançados, o marketing industrial também conta com mais 3 vantagens que o destacam.

Atingir o melhor público-alvo

Uma das principais vantagens do planejamento estratégico é definir o seu público-alvo, pois isso garante que os esforços do marketing industrial da sua empresa serão direcionados exatamente para aqueles que você deseja atingir. Além disso, no planejamento estratégico, é possível segmentar o seu público de acordo com os produtos ou serviços que você irá oferecer.

Aumentar os lucros

O aumento de lucros é algo muito esperado por qualquer empresa. E isso é mais uma vantagem do marketing industrial. Ao traçar ações certeiras e objetivos claros, fica muito mais fácil ter bons resultados. E como o mercado industrial tem um grande potencial econômico a ser explorado, basta que você invista nas estratégias certas.

Analisar os resultados

Outra grande vantagem do marketing industrial é que ele permite o acompanhamento das ações e análises de resultados. Uma vez que todos as atividades a serem realizadas e os objetivos da sua empresa estão descritos no planejamento das estratégias a serem adotadas, fica mais fácil acompanhar os resultados. Por isso, ainda é possível fazer alterações, caso os resultados não estejam sendo como o esperado.

Então, você entendeu a importância do marketing industrial para o crescimento da sua empresa?

Publinet é uma agência de marketing digital, com mais de 10 anos de experiência no mundo digital, e mais de 300 clientes, com foco total em posicionamento no Google, gestão de redes sociais, criação de sites, links patrocinados, e-mail marketing, etc.

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