O que são palavras-chave e qual a melhor maneira de usá-las?

Quem é que não gosta de praticidade? Hoje em dia, com o tempo passando rapidamente, as pessoas não perdem muito tempo ao digitar no buscador, geralmente o Google, o que querem encontrar, assim, digitam somente a palavra, seja de um objeto, serviço, lugar, alimento etc. O mais legal de tudo, é a força que essa única palavra digitada tem, pois são entregues em menos de um segundo ao usuário tudo o que for relacionado com a palavra, é realmente encantador os serviços da internet.

Cada hora do dia está bem preciosa e diante de tantas informações entregues, o usuário pode se sentir meio perdido e sem o tempo necessário para ler as pesquisas. É claro que ele só vai clicar no site que aparecer nas primeiras páginas do Google, mas mesmo assim, são muitos os resultados. A palavra-chave é o início de toda pesquisa na internet, mas tem como os resultados serem mais objetivos, basta formar a frase em torno da palavra-chave com as palavrinhas: onde, como, quanto, quando, qual, e assim por diante.

A palavra-chave é essencial para quem busca e para quem produz

As palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras, também conhecida por keywords, em inglês, e são o principal instrumento de uma pesquisa. O usuário da internet muitas vezes realiza suas pesquisas sem as devidas explicações e consegue solucionar as suas questões, pois, na internet tudo é feito para atender ao usuário de maneira rápida e eficaz. Mas vale lembrar que esse resultado só é entregue porque quem fez o conteúdo teve o cuidado de selecionar bem as palavras-chave e entende bem o que o usuário quer encontrar.

O que parece ser algo simples realmente é, basta ter o consenso entre criador e buscador. O criador de conteúdo, ou seja, a pessoa que escreve para site e publicações diversas na internet precisa estar atento ao que o usuário quer encontrar e não o que ele procura. O criador de conteúdo tem que fazer um conteúdo rico e com as palavras-chave bem distribuídas por toda a publicação, assim, quando o usuário digitar o que quer encontrar, o Google vai disponibilizar os melhores resultados, ou seja, o conteúdo mais informativo. Mas como o Google sabe qual é o melhor conteúdo? O próximo tópico vai mostrar tudo!

As palavras-chave andam de mãos dadas com o SEO

A internet é sem dúvidas um meio de comunicação bem democrático, pois todos têm espaço para as fazer as suas publicações, seja de qualquer assunto e serviço. Mas o Google só vai deixar nas primeiras páginas as publicações mais coerentes e verdadeiras, entregando para os usuários um material de credibilidade, contendo tudo o que as pessoas precisam.

Mas como fazer esse conteúdo perfeito? Pois bem, o Google é um programa inteligente e só vai ranquear os sites que vão corresponder aos usuários, sendo assim, o SEO é um grande aliado tanto para o Google tanto para as palavras-chaves. O SEO, Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas para otimização para sites, blogs e páginas na web.

O SEO, além de avaliar o melhor conteúdo, ajuda a oferecer uma boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e proporcionar uma boa leitura das páginas ao Google. O SEO nada mais é que estratégias orgânicas que não envolvem compra de mídia. O SEO foi feito para atender os motores de buscas, que são sistemas formados por uma série de algoritmos que têm a função de rastrear, indexar e ranquear os conteúdos da web para exibi-los de maneira ordenada nas pesquisas dos usuários.

Como saber se a palavra-chave escolhida é a certa?

As palavras não são escritas aleatoriamente, elas precisam chegar nas pessoas certas. As palavras-chaves são escolhidas a dedo para a adequação das necessidades das personas. Vou dar o exemplo. Este blog é destinado aos empresários e pessoas que querem fazer o site da sua empresa ou negócio mas não sabem quais são as melhores estratégias. O blog da Publinet explica o nosso trabalho, em como deixar um site, blog, página da web bem posicionados, com as devidas palavras-chave, atraindo o público-alvo e aumentando as vendas e visualizações. Hoje em dia é bem comum que as grandes e médias empresas deem preferência que uma agência de Marketing Digital cuide dos serviços digitais.

É muito importante que as palavras-chaves estejam bem posicionados, em todos os sentidos. As palavras-chave precisam aparecer na meta descriptions, ou seja, no resumo em azul que aparece logo abaixo do título. Na URL é essencial incluir a palavra-chave, sendo assim, o ideal é criar URL simples e objetiva. Usar a palavra-chave no SEO Title é importantíssimo, pois é a primeira impressão que o leitor tem e será exibido quando o conteúdo aparecer nas pesquisas realizadas pelo Google, bem como nos compartilhamentos das redes sociais. Nas Title Tag ou títulos internos as palavras-chaves continuam em evidência, pois a Title Tag tem o objetivo de garantir que o leitor permaneça na página e continue a ler o artigo. Resumindo, as palavras-chaves precisam estar em todo o texto.

As vantagens das palavras-chave  

Ao digitar no buscador Google a palavra que o usuário quer encontrar, seja qualquer palavra ou assunto como bolo de chocolate ou cerveja artesanal, essa palavra-chave precisa estar bem distribuída em todo o conteúdo, de maneira leve e explicativa, pois dessa forma vai atender as expectativas das personas. O principal objetivo da palavras-chaves é montar um conteúdo explicativo, que agregue, responda as dúvidas e resolva os problemas do usuário, fora que, o Google considera tudo isso e mais um pouco no momento de ordenar os resultados das buscas.

Anúncios pagos precisam de palavras-chaves fortes, pois cada palavra-chave tem o seu valor já que esse preço varia de acordo com o volume de procura de tal termo, além dos interesse das pessoas e das empresas em anunciar utilizando as palavras-chaves em específico. É importante procurar palavras-chaves que tenham baixa concorrência e valores estimados baixos, para que o anúncio possa ser exibido diversas vezes para as pessoas que fizeram as pesquisas correspondentes.

Hoje é muito fácil anunciar e expor seus serviços e produtos nas principais plataformas, basta uma boa pesquisa, estudo, determinação e o principal de tudo, acompanhar os avanços da internet, principalmente do Google, que está sempre otimizando os programas e ferramentas para entregar o melhor resultado para os usuários, assim como indica a melhor maneira para a empresa criar o seu conteúdo. Lembrando que tudo começa com uma boa palavra-chave.  

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