Os benefícios do Marketing Digital

A internet é mesmo muito encantadora, e agregada ao Marketing Digital fica melhor ainda. Neste post vou citar alguns benefícios do Marketing Digital, já que ele possui inúmeros, e não para de crescer, satisfazendo aos usuários, empresas e consumidores. O Marketing Digital é novo e as suas estratégias são tão bem elaboradas que a cada dia fica mais fácil se manter conectado, por dentro de vários assuntos. O Marketing, através da internet expandiu muito, e assim, atende a um grande número de pessoas, com comunicação direta e simples, favorecido pelas inúmeras plataformas digitais, para assim ficar mais próximo dos usuários e futuros clientes.

O ambiente digital trouxe muitas oportunidades, hoje em dia é impossível ficar de fora desse domínio, principalmente para as empresas que conseguem atender melhor o seu público, conquistar mais clientes, receber feedbacks, melhorar o relacionamento com os clientes, fidelizar os consumidores, educar o mercado, aumentar o conhecimento de marca e empresa, gerar leads, gerar oportunidades de venda, reforçar os diferenciais competitivos e aumentar a rentabilidade da empresa.

O assunto ainda não é tão comentado assim, e as pessoas convivem com o Marketing Digital e nem se dão conta que estão fazendo Marketing. Ele faz tantas coisas boas que é impossível viver sem as estratégias, essas que muitas vezes o usuário da internet nem sabe que está implementando, agora imagina, se já faz Marketing Digital somente com as postagens nas redes sociais, sabendo das valiosas dicas, aí sim que o negócio vai fluir de tal maneira que todos os objetivos serão alcançados. Vamos lá para os benefícios!

Comunicação direta com o público          

Antigamente era tão complicado do consumidor poder falar para a marca quais eram as suas impressões, seja elas boas ou ruins, ou o que era ótimo ou que poderia melhorar, opiniões que são valiosas para ambos. O Marketing Digital é a promoção de marcas e produtos e por meio de mídias digitais, disponibiliza uma comunicação perfeita, de forma direta, personalizada e no momento certo. As redes sociais são inúmeras e oferecem essa conversação recíproca.

A maioria das pessoas está conectada à internet e hoje é impossível ninguém realizar alguma compra online, nem que seja somente uma pesquisa de preço e benefícios do produto, serviço ou marca. O Marketing Digital aprimorou o Marketing nos dias de hoje. Os canais digitais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros, tentam solucionar os problemas e desejos dos usuários e consumidores. Nada mais é que um processo social, de uma conversação entre duas pessoas para se chegar a um contexto.

Todas as pessoas podem fazer Marketing Digital  

Alguns termos, por não serem bem compreendidos pelas pessoas, acabam passando batido e não são tão aproveitados como deveriam. O Marketing Digital pode ser realizado por qualquer pessoa, empresa, associações, indústrias, universidades, enfim, qualquer pessoa ou estabelecimento pode e deve fazer o Marketing Digital, já que a tendência dele é só aumentar, pois ele anda de mãos dadas com a internet e os avanços são cada vez maiores. A pessoa ou empresa só precisa se atentar aos fatores culturais, psicológicos, geográficos na hora de comprar ou vender um produto ou serviço. Estudar é muito importante, pois através do conhecimento o usuário domina os termos e fica fera nas estratégias, e caso não tenha disponibilidade, as agências de Marketing Digital estão aí pra isso.     

As oportunidades são muitas e cada pessoa ou empresa faz o que pode, com os meios que tem, trabalhando com mais liberdade e autonomia. A pessoa pode ser dono do próprio negócio, basta usar as redes sociais certas, pois é fácil hoje, mostrar através do Facebook seus produtos, nem que seja para as lista de amigos, que logo começam a compartilhar. O YouTube também é uma ótima ferramenta para quem quer mostrar as suas qualidades, sem precisar de altos valores para iniciar o negócio, isso é um ponto bem positivo do Marketing Digital, ele dá a possibilidade do usuário trabalhar com o que ama, podendo se dedicar de casa, ganhando independência financeira e autonomia nos horários. O Marketing Digital é sem dúvidas um gerador de oportunidades, ele impulsiona qualquer negócio.

Resultados medidos e conferidos praticamente em tempo real

O Marketing conduz o cliente até a compra, satisfazendo suas necessidades e desejos, esse é sem dúvida o conceito de Marketing mais utilizado. No Marketing Digital é possível medir quase todas as ações do usuário, com anúncios em redes sociais e em buscadores, desde quem viu até quem realmente finalizou a uma ação. Diferente do que acontece com anúncios em jornal impresso e televisão, que são lançados para toda a população, no Marketing Digital, esse anúncio é direcionado para as pessoas certas, ou seja, tem o público-alvo para cada setor, cada segmento.

As mensagens e conteúdos são endereçados para o público-alvo, que nos canais online são mais detalhados como faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica, gostos e hábitos de consumo. Por isso que vale a pena fazer uma campanha certa, que converse de verdade com o consumidor, alinhado aos interesses públicos. São disponibilizadas ferramentas que acompanham todo o processo como Google Analytics, SimilarWeb, Hotjar, Canva, Google Search Console e muitas outras.

As redes sociais como grande meio de comunicação

As redes sociais são um meio de comunicação tão eficiente que ninguém fica sem. As mensagens instantâneas, por áudio, escritas e por vídeo são tão eficientes que adiantam muito as tarefas do cotidiano das pessoa. As empresas se beneficiam muito dessas ferramentas, que além de proporcionar ótima comunicação, também têm espaço para a divulgação de seus produtos e serviços, interagindo com o público-alvo e captando novos consumidores. Ao conhecer uma marca nova, o cliente pesquisa sobre o produto no site e redes sociais, para assim ver mais detalhes como a identidade da marca, para ter mais confiança e saber se os outros usuários então satisfeitos.

A gratuidade das redes sociais interliga todas as pessoas e proporciona acesso aos mesmos conteúdos, basta o interesse do usuário. As redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube fazem parte do Marketing Digital e são ferramentas fáceis de usar, além de possuir milhões de usuários, facilitando a comunicação, vendas, entretenimento, e claro, o Marketing dos produtos e serviços. Portanto, se uma empresa quer alavancar nas suas vendas, ou transmitir uma mensagem que seja, precisa engajar com os meios de comunicação, principalmente onde a grande maioria das pessoas estão presentes.

O site na primeira página do Google

Que o Google é o buscador mais utilizado no mundo a gente já sabe, ou quem nunca ouviu essa frase: “Ah, pesquisa no Google”, não está por dentro da internet. O Google é o companheiro perfeito de todas as pessoas e empresas no dia a dia, seja para qualquer pesquisa, tudo é encontrado no Google. E convenhamos, quando estamos a procura de alguma coisa vamos logo nas primeiras opções que ele nos dá, somente passamos para a segunda página se for uma pesquisa que precise de muitas provas, mas no geral, é na primeira página encontramos as respostas para os questionamentos.

O Marketing Digital proporciona isso e muito mais, já imaginou seu blog, site na primeira página do Google, sendo referência para inúmeras pessoas e empresas? É fácil sim de chegar lá, nem que demore um pouco, pois o Google tem os seus mecanismos de posicionamento e o conteúdo sendo de ótima qualidade, que ofereça tudo o que as pessoas buscam, logo é referência, e para isso não precisa de altas quantias em dinheiro, nem influência, nem esquema de nada, só precisa de um bom trabalho e conteúdos relevantes, e claro, a companhia infalível do SEO, que disponibiliza as melhores estratégias de posicionamento.

A economia que o Marketing Digital proporciona  

Então quer dizer que ao fazer Marketing Digital não se gasta muito dinheiro? A resposta é clara e simples, não! O Marketing Digital pode ser usufruído por todos, sem exceção, basta estar conectado à internet e pôr mãos à obra aos trabalhos, esses que são publicações e postagens frequentes, interessantes, de qualidade, que entregue o que o público-alvo procura. Pensar bem nas estratégias é a chave da questão, principalmente para as pequenas e médias empresas, que geralmente tem menos dinheiro para investir em anúncios, mas que não faltam oportunidades e criatividades.

A empresa só é cobrada pela publicidade quando atinge os resultados, e os modelos de cobrança mais comuns são o Custo por Clique (CPC), Custo por Mil Visualizações (CPM) ou Custo por Aquisição (CPA). O anunciante só precisa pagar quando um cliente clica no seu anúncio, visualiza ou faz a compra, ou seja, paga apenas quando tem algum resultado com o seu investimento. Mas isso é claro, nas campanhas pagas, pois o Marketing Digital tem as suas ferramentas para quem não quer e não tem nenhum dinheiro para investir, basta ter um conteúdo de qualidade, que mês a mês vai crescendo e se posicionando nas primeiras páginas do Google.

O Marketing Digital e a Covid-19

Quando em 2020 o vírus da Covid-19 paralisou o mundo inteiro, muitos empresários ficaram sem saber como agir, como iriam sustentar as suas empresas, como iriam sobreviver. Com praticamente todas as portas físicas fechadas, as portas que ficaram abertas foram as da internet. Não teve jeito, as empresas que seguiam o padrão antigo de vendas, infelizmente faliram. Muitas empresas logo perceberam que a bola da vez era vender pela internet, o que surpreendeu, pois com a ajuda do Marketing Digital, muitas realizaram mais vendas até do que o normal.

A pandemia foi triste, essa doença infelizmente levou muitas pessoas, mas não levou a esperança de dias melhores, a esperança de ter um dia feliz, com trabalho e dedicação por tudo o que amamos. A Covid-19 indiretamente fez com que o Marketing Digital crescesse muito, pois a comunicação disponível era somente pelas redes sociais e porquê não vender também? A pandemia mostrou o quanto as pessoas e empresas se adaptaram, seja com o trabalho home office e encontros virtuais, o importante é trabalhar e aproveitar ao máximo as estratégias do Marketing Digital.

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