algoritmo do Google

Entenda como funciona o algoritmo do Google

Antes de aplicar as estratégias para ranquear nas primeiras posições do Google, é necessário entender como seu algoritmo funciona, bem como suas atualizações e estratégias. Este é um grande desafio do SEO, e não faltam profissionais que tentam, diariamente, desvendar o seu funcionamento, enquanto o Google guarda seus segredos para ranquear sites.

Ao trabalhar com o marketing digital para a sua empresa, é preciso estar atento ao SEO, que é o que fará com que seu site e blog estejam posicionados nas pesquisas, aumentando a chance de atrair visitantes. E, para isso, é necessário que você entenda como funciona o algoritmo do Google, que é o responsável por analisar e classificar as páginas para apresentar os resultados mais relevantes da busca.

Diante desse cenário, algumas perguntas surgem: Por que o Google coloca um determinado site na primeira posição em vez de outros? Como ele faz esse ranqueamento? Quais fatores ele leva em conta para melhorar o posicionamento?

Mas o que é o algoritmo do Google?

Basicamente, os algoritmos são sequencias de ações executáveis, que buscam trazer a solução para um problema. No Google, o objetivo do algoritmo é ler os conteúdos presentes nas páginas da internet, indexá-las, analisar quais delas são as mais relevantes e apresenta-las na página de resultados do buscador. Para fazer isso, há um software que salva as páginas da web em sua base de dados: o Googlebot.

O que o Googlebot faz é rastrear todo o conteúdo da internet e adicionar cada um ao índice do Google. Por meio disso, é feita uma análise de diferentes variáveis (títulos, URLs e textos, por exemplo), e o resultado é uma classificação das informações disponíveis. O objetivo disso é trazer um conteúdo útil, relevante e de qualidade para o usuário no momento da busca.

Quais são os principais fatores utilizados pelo algoritmo do Google para definir a relevância das pesquisas?

A organização do conteúdo feita pelo algoritmo do Google funciona como uma biblioteca virtual, ou seja, no momento em que o usuário pesquisa por uma palavra-chave, a ideia é trazer um resultado imediatamente. É aqui que entra o SEO, pois quando o conteúdo do seu site é bem trabalhado, ele fica bem ranqueado e presente nos primeiros resultados da busca.

Isso é muito importante, porque consegue atrair mais visitantes para o site da sua empresa. E como fazer para trabalhar o algoritmo do Google a seu favor? Entendendo que, qualquer que seja a atualização feita, há três fatores que interferem na análise de relevância.

Rastreamento

O processo de mapear tudo o que está na internet e adicionar os conteúdos para a base de dados do Google é chamado de crawling. O rastreamento acontece de forma continua, pois o Googlebot busca novas URLs para indexar. A partir do momento em que elas são encontradas, o crawler do Google segue um novo caminho. Por conta disso, é essencial que você garanta que o seu site possa ser encontrado.

Mas como fazer isso? A resposta está em ter códigos e conteúdos que possam ser facilmente lidos e indexados, focando em trabalhar com HTML, mantendo o código simples e limpo, pois isso facilita o acesso do conteúdo pelo algoritmo.

Indexação

Essa etapa também ocorre de maneira contínua. Na hora em que o crawler do Google encontra novas URLs, elas são indexadas ao banco de dados. Ainda, esse processo inclui a organização dos conteúdos de acordo com o nível de relevância para os usuários. Por isso, o que mais interessa é o conteúdo, uma vez que a página é vista dessa forma pelo algoritmo.

Nesse momento, o que vale mesmo é se atentar as palavras-chave, pois são elas que mostrarão qual a relevância do conteúdo do seu site. A partir delas, os conteúdos serão organizados e apresentados ao usuário no momento da busca, quando ele pesquisar um termo especifico, mostrando todos os resultados relacionados.

Ranqueamento

Aqui, é importante entender como os resultados são ranqueados pelo algoritmo do Google. Afinal, depois de todo esse trabalho, é impossível que a entrega de resultados seja feita de forma aleatória. O foco principal é reunir todos os conteúdos que respondem ao termo buscado pelo usuário e classifica-los de acordo com a sua relevância. Portanto, o trabalho de SEO deve ser mais concentrado nesse ponto.

Além disso, o algoritmo do Google também considera as categorias de informação para ranquear um site na página de resultados. Por exemplo, se a pesquisa é muito especifica, como uma consulta sobre horários de funcionamento, ele irá mostrar se há alguma empresa perto da localização do usuário.

Gostou de entender melhor o funcionamento do algoritmo do Google? Então, você precisa conhecer também a Publinet, uma agência de marketing digital especializada em SEO, com mais de 10 anos de experiência no mercado digital, e mais de 300 clientes, com foco total em posicionamento no Google.

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    o que é SEO?

    O que é SEO?

    Você já ouviu falar em SEO? Sabe para o que ele serve? Muito se fala sobre ele, mas poucas pessoas sabem realmente do que ele se trata.

    Um bom posicionamento nos mecanismos de busca, principalmente o Google, pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso das estratégias de marketing digital da sua empresa. Para se ter uma ideia, são mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas todo mês só no Google. É muita coisa, não?

    Porém, você se pergunta “Como faço para minha empresa estar bem ranqueada nos mecanismos de busca?”. Não se desespere, pois, nesse artigo, você compreenderá o que é SEO e como ele funciona muito bem.

    Afinal de contas, o que é SEO?

    O SEO – sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) – pode ser definido como uma maneira de aumentar os acessos do seu site, através de um conjunto de técnicas e estratégias que fazem com que um site melhore seu posicionamento nos resultados da busca orgânica do Google, por exemplo. Basicamente, o SEO faz melhorias no conteúdo de uma página, para que essa página possa ser encontrada mais facilmente pelo usuário que está fazendo uma pesquisa.

    Através do SEO, é possível otimizar um site para que ele ultrapasse aqueles que ocupam as melhores posições, e se torne o primeiro colocado na página de resultados. Isso chama a atenção dos usuários, principalmente se esse resultado que aparece em primeiro apresentar um conteúdo relevante para o que eles estão pesquisando.

    Como o SEO pode ajudar o site da sua empresa?

    Quando você inicia o processo de SEO no seu site, você percebe que há uma melhora significativa no posicionamento das palavras-chave do seu negócio, e essa melhora é totalmente proporcional à quantidade de acessos que irá receber. Além disso, o SEO também traz uma grande visibilidade para a sua marca e um retorno em conversões no site.

    Quais são os fatores utilizados pelo SEO para posicionar um site?

    São vários os fatores que contribuem para a definição do Índice de Qualidade. Cada fator possui um peso diferente, e uma boa campanha de SEO deve levar em conta cada um desses fatores, trabalhando em conjunto. E embora o Google não revele quais são os fatores mais importantes para os seus muitos algoritmos, há muitos aspectos que devem ser levados em conta em uma estratégia, que fazem a diferença no ranqueamento.

    No entanto, é válido destacar que todo e qualquer fator tem relevância. Porém, alguns são priorizados pelo algoritmo ao fazer o ranqueamento para uma determinada pesquisa. Por isso, abaixo, temos alguns dos principais elementos, os quais você precisa ficar atento para melhorar o ranqueamento da sua empresa no mundo digital.

    Conteúdo de qualidade

    Mesmo que o Google não fale sobre isso de forma oficial, o primeiro e mais importante fator de todos é o seu site possuir um conteúdo de qualidade. Ou seja, a relevância que ele tem para uma determinada pesquisa realizada pelo usuário. Por isso, ao construir sua estratégia de SEO, o conteúdo deve ser a principal preocupação. A produção de conteúdo de forma relevante tem um grande peso no posicionamento orgânico, uma vez que é uma das principais regras dentro da plataforma do Google Ads, que é responsável por posicionais um anúncio junto com o valor por clique. Pensando nisso, na hora de construir uma página ou criar um conteúdo, é preciso entregar informações úteis e relevantes para os usuários, que atenda realmente às demandas e o principal: que respondam suas dúvidas.

    Site responsivo

    A maior parte da navegação na internet, atualmente, é feita através de dispositivos móveis, e o Google está sempre preocupado com a experiência de seus usuários. Tanto que uma das atualizações mais recentes de seus algoritmos foi feita pensando em posicionar melhor os sites que sejam responsivos. No mais, o próprio Google já revelou que prioriza o posicionamento daqueles sites que sejam mobile ou que contenham responsividade. E essa importância vem do entendimento do Google de que é necessário entregar a melhor experiência para os usuários, independente do dispositivo que estejam utilizando.

    Autoridade do domínio

    Há um importante ponto que precisa ser claramente compreendido quando se trabalha com estratégias de SEO: ela é eficaz, porém os resultados que elas trazem são obtidos em médio e longo prazo. Isso significa que é necessário ser paciente e consistente, para que o tão sonhado posicionamento possa ser alcançado. Mas, por que isso acontece? Por conta de outro fator bem conceituado para que os mecanismos de busca ranqueem páginas nos resultados de busca: a autoridade do domínio. Ou seja, cada página avaliada herda a autoridade do domínio em que está hospedada. Por conta disso, é muito importante trabalhar não apenas os conteúdos que você acredita que são mais valiosos, mas sim garantir o SEO para todo o site. Basicamente, uma vez que as páginas estão na web, elas começam a ter autoridade.

    Performance do site

    Outro ponto de grande importância para o ranqueamento de uma página em uma pesquisa diz respeito à sua performance. Por exemplo, se o site leva mais de 2 segundos para ser carregado em um navegador que não tem problemas com internet, o Google irá penalizá-lo por prejudicar a experiência do usuário. Isto é, o design de um site é essencial, porém enche-lo de informações, imagens pesadas e vários GIFs pode não ser uma boa ideia em termos de performance. E, claro, isso deve ser levado em conta na hora de construir um site. Há diversas maneiras de contornar essa situação, reduzindo imagens e GIFs, minimizar a qualidade, etc.

    Como começo a fazer SEO no site da minha empresa?

    Para conhecer melhor as técnicas e as melhores estratégias para a otimização em seu site, e entender como tudo isso pode influenciar no posicionamento da sua empresa nos resultados do Google, conheça a Publinet, uma agência de marketing digital, com mais de 10 anos de experiência no mundo digital, e mais de 300 clientes, com foco total em posicionamento no Google (SEO), gestão de redes sociais, criação de sites, links patrocinados, e-mail marketing, etc.

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      Dicas para a sua empresa aparecer no Google

      Dicas para a sua empresa aparecer no Google

      Uma das grandes preocupações das empresas, atualmente, é ser encontrada nos mecanismos de busca. Aparecer na primeira página do Google é um passo fundamental para que sua empresa possa se destacar diante da concorrência e ter mais visibilidade. Pode até ser um exagero, porém, estar na segunda página de resultados de pesquisa é quase a mesma coisa que não aparecer de nenhuma maneira. De acordo com estudos do próprio Google, uma grande parcela dos internautas não passam da primeira página ao realizarem uma pesquisa.

      Muitas pessoas, quando querem obter informações sobre algum produto ou serviço que desejam, utilizam os sites de busca para procurarem referências. Assim, se sua empresa aparece logo nos primeiros resultados de busca, é provável que ele te escolha para adquirir aquilo que tem interesse. Portanto, promover o seu negócio no mundo digital é essencial para tornar a sua marca cada vez mais conhecida e ampliar suas vendas.

      Uma pesquisa feita pela Advanced Web Ranking mostra que 34% dos cliques vão para o primeiro resultado, enquanto 19% fica para o segundo colocado. Isso significa que se a sua empresa não estiver presente nos resultados da primeira página, ela não terá visibilidade de usuários e potenciais clientes. Por isso, é essencial pensar em estratégias de marketing e de posicionamento, para que a sua empresa tenha autoridade e apareça na primeira página do Google.

      Então, você se pergunta: Como fazer com que a minha empresa esteja entre os primeiros resultados de busca no Google?

      A resposta para essa pergunta é muito simples: investindo em estratégias de marketing digital. Para isso, é indispensável levar algumas dicas em consideração. Assim, a sua empresa irá aparecer no Google e para os milhões de usuários que o acessam todos os dias. Confira!

      Caprichar no SEO

      O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um termo que reúne características que o Google leva em conta para fazer com que algum site seja destaque entre os resultados de pesquisa. Funciona assim: O Google, na hora de apresentar aos usuários a resposta daquilo que procuram, leva em consideração uma série de regras específicas, que facilitam o seu trabalho. SEO nada mais é do que uma estratégia de aplicação dessas regras no seu site, permitindo que o Google possa fazer seu trabalho de posicionamento de maneira mais eficaz.

      Sendo assim, ao aplicar as estratégias de SEO no site da sua empresa, você estará utilizando palavras-chave, links amigáveis, além de uma série de outras medidas que vão deixar a sua empresa bem preparada para aparecer nos resultados das buscas orgânicas do Google, ou seja, os resultados que aparecem de forma natural para os internautas.

      Investir na produção de conteúdo

      Um elemento extremamente valorizado pelo Google, atualmente, são os conteúdos. Os sites que apresentam bons materiais conseguem manter os visitantes neles por mais tempo, e o Google está de olho nisso na hora de avaliar a reputação de um domínio.

      Por exemplo, se você produz textos que realmente vão interessar o seu público alvo e que, principalmente, são textos autorais, o seu posicionamento nos resultados de busca do Google será muito melhor.

      Assim, com um conteúdo de qualidade, sempre que os clientes tiverem uma dúvida sobre um produto ou serviço, eles buscarão a orientação que precisam na sua marca, pois foi gerada uma relação de confiança entre vocês. Outro ponto positivo de um bom conteúdo é que esses clientes indicarão a sua empresa para amigos e conhecidos.

      Utilizar links patrocinados

      O Google Ads é um serviço de links patrocinados do Google. Portanto, investir nele permite que a sua empresa apareça na primeira página do Google, de maneira simples e rápida, porém, esse serviço tem um custo. No entanto, há vantagens de se investir nessa ferramenta, como a possibilidade de segmentar as palavras chave, isto é, escolher as palavras mais adequadas para a sua empresa, atraindo o público que realmente interessa.

      Porém, válido destacar que esse serviço não é caro, pois o sistema de pagamento é o CPC (ou Custo Por Clique), onde você só paga pelos cliques que receber, de fato. Essa é uma ferramenta extremamente versátil e interessante, que demanda um pouco de conhecimento para a sua configuração inicial, porém que traz resultados significativos. O segredo para aparecer no Google com o Google Ads é investir nas palavras-chave certas, com pouca concorrência e que consigam atingir o seu público-alvo. Então, essa é a estratégia indicada para você que quer gerar resultados a um curto prazo.

      Conectar o seu site às redes sociais

      O compartilhamento de conteúdo nas redes sociais também é um dos fatores que o Google leva em conta na hora de ranquear um site. Por conta disso, tem uma boa página no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn é de extrema importância. Além de gerar tráfego, essa estratégia traz credibilidade e autoridade para o site da sua empresa. Para facilitar o acesso as redes sociais, é válido adicionar botões de compartilhamento, incluindo links das redes sociais no rodapé. Isso facilita que o seu público-alvo se engaje com a sua empresa.

      Nessa dica, também é válido levar em consideração a qualidade do conteúdo presente nas suas redes sociais. Para isso, invista tempo em criar conteúdos que agreguem valor aos seus clientes. Assim, eles reconhecerão o valor das suas iniciativas e serão grandes as chances deles compartilharem os conteúdos, trazendo um maior alcance nas estratégias e gerando mais negócios.

      Ter um layout responsivo

      Com o constante avanço das tecnologias e o uso crescente de dispositivos móveis para fazer pesquisas na internet, o Google, consequentemente, têm dado maior prioridade para os sites que tenham um layout responsivo, ou seja, aqueles que conseguem se adequar à diferentes telas de tablets e smartphones, por exemplo.

      Isso é algo cada vez mais necessário atualmente, uma vez que há diferentes tipos de dispositivos que os internautas podem utilizar. E os smartphones são disparados como os dispositivos que são mais utilizados para a navegação. Acima de tudo, é muito importante investir na experiência do usuário enquanto ele navega pelo seu site.

      Então, você está preparado para colocar todas essas dicas em prática e fazer com que a sua empresa possa aparecer no Google? A Publinet Marketing Digital é uma agência especializada em SEO, com mais de 10 anos de experiência no mercado digital, e mais de 300 clientes, com foco total em posicionamento no Google.

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